quinta-feira, 27 de março de 2008

Dislexia



O que é?


Dislexia deriva do grego dus significa difícil, mau e lexis significa Palavra.
Dislexia é uma desordem, que se manifesta pela dificuldade de aprender a ler, apesar da instrução ser a convencional, a inteligência normal, e das oportunidades socioculturais. Depende dos distúrbios cognitivos fundamentais que são, frequentemente de origem constitucional. A Dislexia é de facto uma dificuldade duradoura de aprendizagem da leitura e aquisição do seu automatismo, desde crianças inteligentes, escolarizadas, sem quaisquer perturbações sensoriais e psíquicas já existentes. Nem os pais, nem os professores são responsáveis por esta dificuldade específica de aprendizagem. Porém não devem ignorá-la. A dislexia é uma dificuldade específica e durável da aprendizagem da leitura e de escrita, em que não houve a aquisição do seu automatismo e experimentada por crianças normalmente inteligentes, normalmente escolarizadas e indemes de perturbações sensoriais.
A dislexia é uma designação frequentemente utilizada para referir uma dificuldade muito específica, sentida por alguns alunos, na aprendizagem e utilização instrumental da leitura. O termo dislexia tem sido sinónimo de muita confusão e simplificação abusiva, e por isso encontra-se com bastante frequência, não só em relatórios que se trocam entre escolas, serviços clínicos e de educação especial, mas também em publicações de literatura especializada. A Dislexia designa uma dificuldade específica a nível da leitura. Em termos de médicos, é definida como uma condição resultante de factores neurológicos, de maturação ou genéticos. Este problema, pois não é uma doença, é associado à capacidade do cérebro para guardar e reconstituir informação. Factores genéticos ou neurológicos, ou mesmo ambos, podem contribuir para o aparecimento desta desordem. O QI dos indivíduos com Dislexia não difere dos valores correntes da população em geral. Apesar de o aluno nesta situação poder apresentar um atraso no campo da leitura e das competências linguísticas, o recurso ao ensino individualizado permitir-lhe-á vir a dominar a leitura, a escrita e a capacidade de soletrar.


Factores que afectam a Dislexia

Os padrões de movimentos oculares são fundamentais para a leitura eficiente. São as fixações nos movimentos oculares que garantem que o leitor possa extrair informações visuais do texto. No entanto, algumas palavras são fixadas por um tempo maior que outras. Existem ainda factores que influenciam ou determinam ou afectam a facilidade ou dificuldade do reconhecimento de palavras, como:

v Familiaridade
v Frequência
v Idade da aquisição
v Repetição
v Significado e contexto
v Regularidade de correspondência entre ortografia-som ou grafema-fonema
v Integrações.




Características das crianças com Dislexia

Ø Incapacidade de aprender e recordar palavras visionadas;
Ø Escrita reflexo – escrevem palavras do fim para o início. Por exemplo, “ajuda” poderia surgir como “aduja”;
Ø Dificuldade em soletrar;
Ø Falta de organização a nível de materiais;
Ø Dificuldade em seleccionar as palavras adequadas para comunicar, a nível oral e escrito;
Ø Não exibem prazer na leitura;
Ø Dificuldades em escrever quando o texto lhes é ditado;
Ø Inversão de letras e de palavras;
Ø Dificuldade em guardar e recuperar nomes de palavras escritas;
Ø Memória visual pobre, quando estão em causa símbolos linguísticos;
Ø Os disléxicos não se conseguem concentrar na leitura;
Ø Dificuldades de processamento auditivo;
Ø Dificuldade em aplicar o que foi lido a situações sociais ou de aprendizagem;
Ø Caligrafia ilegível;
Ø Confusão entre as vogais ou substituição de uma consoante (como em “amigo” e “anigo”);
Ø Falta de destreza manual.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Autismo
Deficiência Física


Trissomia 21


Dislexia


Hiperactividade




Insisuais








quarta-feira, 12 de março de 2008

Introdução

Nas várias publicações que vamos realizar, neste blog iremos abordar as seguintes doenças:

- Autismo
-Deficiência física
- Trissomia 21
-Dislexia
-Hiperactividade
-Invisuais

quinta-feira, 6 de março de 2008

início

Olá sejam bem vindos ao blog das futuras educadoras. Esperemos que gostem.