quinta-feira, 1 de maio de 2008

Invisuais

Um deficiente visual pode ser considerado como um indivíduo que apresenta grande défice visual, e que em alguns casos pode ser ensinado a ler caracteres impressos, utilizando auxiliares ópticos. Estes deficientes têm necessidade que se ocupem dele no decurso da sua vida.

As crianças com dificuldades visuais podem ser classificadas em dois grupos:

- Crianças cegas
- Crianças com visão parcial ou reduzida


A aprendizagem de uma criança que nunca teve visão é diferente daquela que a perdeu depois de já andar e falar. É essencial que ela tenha acesso a experiências concretas e directas das acções que lhe dizem respeito, que aprenda a realizar sozinha certas actividades tendo assim sucesso ao fazê-las.
É importante ser aceite nos grupos, essencialmente de crianças da sua idade. Para que isso aconteça é necessário que aprenda a cuidar da sua aparência. Pequenos contactos informais, como por exemplo o braço por cima do ombro ou um toque na mão, ao mesmo tempo que se conversa, podem informar a criança da predisposição para a comunicação.
As principais causas da cegueira e de outras deficiências visuais têm sido relacionadas em amplas categorias, incluindo: as doenças infecciosas; os acidentes e ferimentos; os envenenamentos; os tumores; as doenças gerais e as influencias pré-natais.
Existem também outras causas da deficiência visual, que são de natureza predominantemente hereditária, como a:

- Catarata
- Atrofia do nervo óptico
- Albinismo



Muitas destas doenças e condições podem atacar:

- O globo ocular
- A córnea
- As lentes
- O humor vítreo
- A retina
- Nervo óptico


Todas estas doenças condições podem causar doenças visuais acentuadas ou em alguns casos podem levar mesmo à cegueira total.

Sem comentários: