quinta-feira, 24 de abril de 2008

Hiperactividade

Hiperactividade ou incapacidade de estar quieto, é um dos problemas com que pais e professores muitas das vezes se debatem no dia-a-dia. Este tipo de crianças não sossega um minuto e têm dificuldades em permanecer no seu lugar, tendo assim uma actividade motora excessiva. O seu comportamento é de irrequietude, impulsividade, não conseguindo assim concentrar-se, nem prestar atenção a nada, acabando assim por não ter aproveitamento escolar.
O comportamento hiperactivo pode estar relacionado a uma perda da visão ou audição, a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e ideias que surgem, stress emocional, convulsões ou distúrbios do sono. Também pode estar relacionado a paralisia cerebral, intoxicação por chumbo, abuso de álcool ou drogas na gravidez, reacção a certos medicamentos ou alimentos e complicações de parto, como privação de oxigénio ou traumas durante o nascimento.
Como se devem tratar os Hiperactivos:
Antes de qualquer tratamento, deve-se fazer um exame físico para descartar outras causas para o comportamento do seu filho, tais como infecção crónica do ouvido médio, sinusite, problemas visuais ou auditivos ou outros problemas neurológicos
O metilfenidato é o medicamento mais receitado para a hiperactividade. É um estimulante que tem efeito paradoxal de acalmar o sistema nervoso e aumentar a capacidade de atenção da criança hiperactiva.
A tioridazina é um tranquilizante ao qual se pode recorrer se a criança for extremamente agressiva e, nesse caso, apenas nas situações mais difíceis.Na maioria das circunstâncias, o medicamento para a hiperactividade pode ser interrompido durante o verão e retomado quando as aulas começarem novamente, após as férias. Essa conduta pode limitar alguns dos efeitos colaterais prolongados desses medicamentos. Após um verão sem medicamento, talvez seja útil deixar que seu filho frequente as primeiras semanas de aula sem qualquer medicação. Considere esse período como um teste para determinar se seu filho pode passar sem o medicamento.

Sem comentários: